VAGAS PARA BOLSISTAS PIBIC – 2023/2024

10/08/2023 18:03

VAGAS PARA BOLSISTAS PIBIC

O projeto Histórias às Margens: geografias políticas mundiais e fronteiras territoriais indígenas entre os Andes e a Amazônia no período (pré)colonial e suas repercussões contemporâneas  – Parte 2, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Salles Machado, (para saber mais sobre o projeto: https://redeyane.paginas.ufsc.br/nossos-projetos/ ou https://redeyane.paginas.ufsc.br/nossos-projetos/) abre seleção para 01 vaga de bolsista PIBIC para o projeto/plano de atividade descrito abaixo,  para o período de 21/08/2023 a 31/08/2024.

Para a inscrição, as/os/es candidatas/os/es devem enviar por e-mail os seguintes materiais:

1. Histórico escolar;
  2. Uma carta breve explicando seu interesse no projeto e nome completo, CPF, e-mail e telefone.

Podem se inscrever estudantes de História e/ou Antropologia as inscrições serão aceitas até o dia 16/08/2023 no e-mail juliana.salles.machado@ufsc.br, Assunto: Seleção PIBIC.

Será realizada uma entrevista ia 17/08, das 14h00 às 17h00, ou dia 18/08, sexta, das 10h00 às 12h00. A cada candidata/o/e será enviado o link e horário para entrevista.

Descrição do Plano de Atividades do Bolsista:

A/O bolsista do projeto deverá atuar diretamente com o levantamento, análise e sistematização de fontes escritas e transcrição de fontes orais de narrativas indígenas sobre a Castanha, o Cacau e/ou o Marico (a depender do andamento da pesquisa) na região fronteiriça entre Amazônia (Rondonia), Bolívia e Peru incluindo uma temporalidade profunda, desde o início do contato até o presente, podendo serem incluídas referências de períodos anteriores.

A/O bolsista irá atuar com um grupo de pesquisadores e estudantes em um grupo interdisciplinar, interinstitucional, intercultural e internacional, com encontros através de seminários internos e oficinas quinzenais. Parte da atividade do bolsista será atuar juntamente com bolsistas indígenas da Licenciatura Intercultural de Rondonia, para o registro, transcrição, edição e diagramação de narrativas indígenas sobre a castanha/Cacau e/ou Marico.

O projeto utiliza de um banco de dados online, no qual toda a equipe carrega e atualiza constantemente os dados. Caberá ao bolsista, contribuir para a organização do banco de dados e para sua atualização, assim como para a atualização de seus backups.

São bem-vindos estudantes com interesse na temática indígena e que tenham vontade de atuar interdisciplinarmente, especialmente entre as áreas de História Indígena, Arqueologia, Antropologia, Linguistica e Ecologia Histórica.

Cronograma de Atividades para a/o Bolsista

2023 2024
Atividade AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL
Organização das fontes orais  X X X X X X