YÃNÉ rede colaborativa anticolonial
  • Resultado para seleção de bolsa de monitoria e bolsa PIBIC

Publicado em 19/08/2023 às 8:41 pm

BOLSA MONITORIA DISCIPLINA HISTÓRIA INDÍGENA

1. Maria Nóbrega Costa
    2. Sarah de Espíndola Olivares

BOLSA PIBIC – PROJETO “HISTÓRIA ÀS MARGENS”

1. Hortência Santos Oliveira
    2. Nadiele Kailane Arnoldo
    3. Maria Nobrega Costa
    4. Ana Luísa Lamim Andrade
    5. João Victor de Almeida Chaves
    6. Maria Eduarda Lopes Taques
    7. Roger Wera Jekupe
    8. Lucca de Aguiar Lima Fonseca
    9. Letícia Farias Martins

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE FORMA  VOLUNTÁRIA

Inscrições ABERTAS  para PROJETO de pesquisa “HISTÓRIA ÀS MARGENS” ou projeto de extensão UYRUMA. MUSEU DIGITAL DE HISTÓRIA INDÍGENA – mandar email para juliana.salles.machado@ufsc.br

• Bolsa de Monitoria | História Indígena

Publicado em 10/08/2023 às 6:07 pm

Bolsa de Monitoria | História Indígena

Seleção com agendamento prévio por email na quinta-feira, dia 17/08, das 14h00 às 17h00, ou dia 18/08, sexta, das 10h00 às 12h00.

Interessados encaminhar histórico escolar para julianasallesmachado@gmail.com até terça 16/08.

A monitora ou monitor deve acompanhar as aulas, que ocorrem na terça feira, das 08h20 até 11h50.

• VAGAS PARA BOLSISTAS PIBIC – 2023/2024

Publicado em 10/08/2023 às 6:03 pm

VAGAS PARA BOLSISTAS PIBIC

O projeto Histórias às Margens: geografias políticas mundiais e fronteiras territoriais indígenas entre os Andes e a Amazônia no período (pré)colonial e suas repercussões contemporâneas  – Parte 2, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Salles Machado, (para saber mais sobre o projeto: https://redeyane.paginas.ufsc.br/nossos-projetos/ ou https://redeyane.paginas.ufsc.br/nossos-projetos/) abre seleção para 01 vaga de bolsista PIBIC para o projeto/plano de atividade descrito abaixo,  para o período de 21/08/2023 a 31/08/2024.

Para a inscrição, as/os/es candidatas/os/es devem enviar por e-mail os seguintes materiais:

1. Histórico escolar;
    2. Uma carta breve explicando seu interesse no projeto e nome completo, CPF, e-mail e telefone.

Podem se inscrever estudantes de História e/ou Antropologia as inscrições serão aceitas até o dia 16/08/2023 no e-mail juliana.salles.machado@ufsc.br, Assunto: Seleção PIBIC.

Será realizada uma entrevista ia 17/08, das 14h00 às 17h00, ou dia 18/08, sexta, das 10h00 às 12h00. A cada candidata/o/e será enviado o link e horário para entrevista.

Descrição do Plano de Atividades do Bolsista:

A/O bolsista do projeto deverá atuar diretamente com o levantamento, análise e sistematização de fontes escritas e transcrição de fontes orais de narrativas indígenas sobre a Castanha, o Cacau e/ou o Marico (a depender do andamento da pesquisa) na região fronteiriça entre Amazônia (Rondonia), Bolívia e Peru incluindo uma temporalidade profunda, desde o início do contato até o presente, podendo serem incluídas referências de períodos anteriores.

A/O bolsista irá atuar com um grupo de pesquisadores e estudantes em um grupo interdisciplinar, interinstitucional, intercultural e internacional, com encontros através de seminários internos e oficinas quinzenais. Parte da atividade do bolsista será atuar juntamente com bolsistas indígenas da Licenciatura Intercultural de Rondonia, para o registro, transcrição, edição e diagramação de narrativas indígenas sobre a castanha/Cacau e/ou Marico.

O projeto utiliza de um banco de dados online, no qual toda a equipe carrega e atualiza constantemente os dados. Caberá ao bolsista, contribuir para a organização do banco de dados e para sua atualização, assim como para a atualização de seus backups.

São bem-vindos estudantes com interesse na temática indígena e que tenham vontade de atuar interdisciplinarmente, especialmente entre as áreas de História Indígena, Arqueologia, Antropologia, Linguistica e Ecologia Histórica.

Cronograma de Atividades para a/o Bolsista

2023 2024
    Atividade AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL
    Organização das fontes orais  X X X X X X
    transcrição de fontes orais  X  X X  X  X  X  X  X
    Atualização de banco de dados  X X X  X  X  X  X  X  X  X  X
    Participação de seminários e oficinas do projeto  X  X  X  X  X  X  X  X  X  X  X
    Atualização de de dados para extroversão da pesquisa  X  X  X  X
    Elaborações de relatórios internos de pesquisa X  X  X
    Elaboração de relatório final de pesquisa  X

• Resultado Projeto Uyruma – Bolsa SECARTE 2023

Publicado em 29/05/2023 às 4:45 pm

Resultado Projeto Uyruma – Bolsa SECARTE 2023

(2 bolsas)

Candidato/a Matrícula Classificação
    Maria Eduarda de Goes Maia Coelho 22101346 1
    Maria Emanuele Pereira Ferreira 21104988 2
    Lucas Gabriel Pereira 22101338 3
    Cecilia Bruno de Carvalho 22101434 4

* todos os classificados que não forem contemplados com as bolsas podem atuar como voluntários no projeto, sendo necessário apenas que escrevam um email a coordenadora do projeto.

Resultado Projeto Uyruma – Participação Voluntária 2023

Candidato/a Matrícula Classificação